sábado, 12 de julho de 2008

Economia da Região de Salinas cresce acima da Média


Pesquisa divulgada pela Fundação João Pinheiro (FJP) sobre o crescimento acelerado do emprego com carteira assinada no interior de Minas Gerais desbanca a Região Central, tendo em vista que municípios de regiões da Zona da Mata, Noroeste, Jequitinhonha e Norte de Minas estão se beneficiando com o crescimento econômico acima da média do estado, no período de 2000 a 2006.

De um universo de 66 microrregiões no Estado, seis tiveram crescimento econômico maior que a média do Estado que foi de 4,9%. As microrregiões são: Pedra Azul (10,4%), Janaúba (10,8%), Capelinha (10,8%), Mantena (10,8%), Grão Mogol (11,6%) e Salinas (12,4%), tendo os municípios pólos das microrregiões os carros chefes do crescimento econômico.

A microrregião de Salinas teve o principal destaque da pesquisa, com taxa de crescimento de 12,4% do emprego formal. O destaque para a região Norte de Minas (Janaúba, Grão Mogol e Salinas) deve-se ao resultado efetivo das políticas públicas de Minas para áreas mais vulneráveis tendo em vista que o governo mineiro tem estratégia de reduzir desigualdades regionais incentivando e fomentado investimentos.


Fonte: Minas Gerais, 03/07/2008, pág. 3.

Nenhum comentário: