terça-feira, 8 de julho de 2008

A origem do nome - Salinas


O Nome


O nome do município teve origem na descoberta das ricas jazidas de sal nas margens do rio, hoje o rio Salinas onde se formou o povoado. No subsolo são encontrados o minério de ferro, cristal de rocha e pedras preciosas. Em 18 de dezembro de 1880, tornou-se município, desmembrando-se de Rio Pardo de Minas. Tem também como atrativo para o lazer dos moradores e visitantes as barragens que existem no município.


A Cidade


Salinas, localizada no Norte de Minas Gerais,

no Vale do Jequitinhonha, a 680 Km de Belo Horizonte, é conhecida como a capital mundial da cachaça pela sua grande produção, e certamente uma das cidades com maior produção de cachaça percapita do Brasil e do mundo.

Em Salinas existe pelo menos 150 fabricantes de cachaça, dados da Associação Salinense dos Produtores de Cachaça de Qualidade.

A cachaça é produzida artesanalmente em alambiques de cobre e envelhecida em tonéis de bálsamo e uburama por no mínimo dois anos, as marcas mais conhecidas são a Boazinha, Havana, Asa Branca, Java, Salineira, Lua Cheia, Meia Lua, Paladar, Salicana, Monte Alto, Seleta, Jucurutubana, Beija-Flor, Indaiazinha, Barra Viva, Peladinha, Puricana, Cachoeira eHavaninha. O produto é facilmente encontrado no comércio da cidade.

Nenhum comentário: